quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dr. Ulysses pede apoio a Secretaria Estadual de Cultura para Teatro em Itapeva


O Teatro Municipal de Itapeva, com capacidade para 800 pessoas, vai custar 5 milhões de reais. A proposta do prefeito Luiz Cavani é dividir ao meio o custo total da obra entre o município e o governo do Estado. A sugestão foi apresentada ao secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, pelo deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari (PV) e pelo secretário municipal de Cultura, Davi Kaseker, durante audiência na Secretaria, em São Paulo.

“Uma casa de espetáculos desse porte vai permitir que grandes companhias de teatro e orquestras também encontrem no sudoeste do estado um espaço com infraestrutura de qualidade para as apresentações culturais”, avalia Dr. Ulysses.

Um passo importante foi dado para obter o apoio financeiro do Estado com a aprovação do projeto arquitetônico por Andrea Matarazzo. “O projeto de Itapeva tem ótima qualidade estética e ótima qualidade técnica, portanto, é uma obra importante para o município e para a região”, afirmou o secretario. Também disse que vai levar a sugestão de financiamento ao governador Geraldo Alckmin. “Nós temos o maior interesse em que essa obra vá pra frente e como eu disse é importante prover de infraestrutura de qualidade o interior do estado”, completou.

Matarazzo também ressaltou a importância do apoio parlamentar dado pelo Dr. Ulysses. “O deputado Ulysses tem porta aberta aqui. Porque os pleitos e demandas do deputado sempre vão ao encontro daquilo que o Estado tem priorizado. O deputado escolhe com muito critério os empreendimentos que ele nos solicita apoio e que ele defende aqui na secretaria”, declarou o secretário.

Para Kaseker, o encontro na capital foi mais um momento de reafirmação do compromisso do Estado com o desafio de interiorização da cultura. “O teatro deixou de ser um sonho, ele está sendo realmente um objeto de trabalho incansável da prefeitura de Itapeva”, explicou o secretário municipal de Cultura.

A ideia de dividir os custos do teatro com o Estado só fortalece a posição do município, segundo o prefeito Luiz Cavani, porque mostra a vontade e a responsabilidade de Itapeva em realizar a obra. 300 mil reais já foram investidos na elaboração dos projetos executivos. “O que nós queremos é ir consolidando cada ação para que não seja dado um passo e depois se volte atrás. A gente tem sempre essa preocupação. Pode ser um caminho mais lento, mas, em compensação, é um caminho que não tem volta”, garantiu Cavani, ao falar sobre a proposta encaminhada à Secretaria Estadual de Cultura.

O projeto do Teatro Municipal de Itapeva foi escolhido por meio de concurso nacional realizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Regional dos Engenheiros do Sudoeste Paulista (Aresp). O vencedor foi o arquiteto Yuri Vital, de 29 anos, formado na Escola de Arquitetura do Mackenzie e reconhecido no cenário nacional e internacional pela qualidade técnica de seus trabalhos.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário