segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prefeitura inaugura oficina de Lutheria

Na próxima terça-feira, 29 de novembro, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva inaugura a Oficina de Lutheria, realizada com o apoio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento e do Projeto Guri. A cerimônia de inauguração será realizada no Centro de Formação e Qualificação Profissional Roberto Moulatlet, às 10h.

A oficina de Lutheria tem como objetivo formar artesãos capacitados para a confecção de instrumentos de corda. Em Itapeva, o curso será focado na fabricação artesanal de violas caipiras, instrumento tradicional da música do interior paulista. “Além de bons músicos, Itapeva poderá ser fábrica de instrumentos artesanais de qualidade”, diz o secretário municipal da Cultura e Turismo, Davidson Panis Kaseker.

Serviço
Data: 29/11
Hora: 10h
Local: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento
Centro de Formação e Qualificação Profissional Roberto Moulatlet
End: Rua Antonio Moulatlet, 23, no Distrito Industrial


Itapeva comemora Dia da Consciência Negra no Jaó

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, e em Itapeva, essa data não poderia deixar de ser celebrada. O prefeito Luiz Cavani, e seu secretariado, reuniram-se no Bairro do Jaó, zona rural do município, com representantes do Quilombo.

Cavani ouviu as reivindicações da comunidade, que hoje está organizada em torno de uma Associação de Moradores e anunciou a criação de uma comissão intersecretarias para estudar e apresentar soluções necessárias para os quilombolas.

De acordo com chefe da Divisão de Igualdade Racial em Itapeva, Edson Nogueira, a data é comemorada desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a escravidão como crime contra a humanidade. “A partir disso, o mundo vêm se desenvolvendo com políticas públicas de reparação”, conta. O dia 20 de novembro é a data da morte do Zumbi dos Palmares, que representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

A Lira Itapevense, regida pelo maestro Toninho Margarido, fez sua apresentação misturando a musicalidade brasileira e a africana, com ritmos como o samba e o maxixe.

No dia 01 de dezembro, será realizado em Itapeva, na Câmara Municipal, um seminário sobre a Reterritorialização do Jaó, com a presença da Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania Eloísa Arruda. O assunto a ser tratado é a nova demarcação de terras exigida pela comunidade, com a perspectiva de desenvolvimento sócio econômico ambiental sustentável, a à partir da cultura deixada pelos ancestrais.

Quilombo do Jaó – A comunidade quilombola conta atualmente com 56 famílias (cerca de 450 pessoas), que ocupam uma área de aproximadamente 166 hectares. No Jaó, há casas que ainda são de pau-a-pique e barro batido. Outras já são de alvenaria e contaram com o auxílio da Prefeitura Municipal de Itapeva e da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social para que fossem construídas. A comunidade tem luz elétrica e água encanada. Há uma escola que oferece até a 8ª série do ensino fundamental. Para continuar os estudos, os moradores têm de se deslocar até o município de Itapeva. Esse transporte é oferecido pela prefeitura. Os moradores sobrevivem da agricultura, da criação de gado e galinhas e da execução de serviços temporários em fazendas da região. A maior parte das lavouras é de feijão, milho, arroz e hortaliças, destinados primeiramente para o consumo interno. O que sobra é vendido em feiras e mercados da região de Itapeva. Uma parceria da Prefeitura de Itapeva com o ITESP vem garantindo sementes e adubo para os moradores do Jaó com o objetivo de incentivar a agricultura, diversificar e aumentar sua produção.
Tamara Freitas

Escultores Mineiros em exposição na Câmara de Itapeva

Esculturas confeccionadas em madeira pelos artistas Artur Pereira (1920 – 2003), Geraldo Telles de Oliveira (GTO) (1913 – 1990) e Jadir João Egídio (1993) estão em exposição na Câmara Municipal de Itapeva. A mostra Escultores Mineiros é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizada em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem). A entrada é gratuita e a exposição vai até o dia 15 de janeiro.

A abertura da exposição, realizada na segunda-feira, 21 de novembro, reuniu autoridades. O prefeito de Itapeva Luiz Cavani e o presidente da Câmara de Vereadores de Itapeva Paulo De La Rua participaram da abertura juntamente com vereadores e secretários municipais. 

Monitores patrimoniais da Secretaria Municipal de Cultura estarão à disposição para acompanhar os visitantes na exposição, explicando as características de cada peça e um pouco da história dos artistas mineiros.

De acordo com o secretário municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker, a proposta do Sisem é inserir as cidades do interior nos roteiros de grandes exposições e manifestações artísticas que são apresentadas nos grandes museus brasileiros. “Itapeva está tendo a oportunidade de conhecer uma obra belíssima, de grande complexidade. São peças muito trabalhadas e com riqueza de detalhes”, comenta o secretário. Davidson ocupa atualmente a presidência regional do Sisem.

A exposição Escultores Mineiros pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Câmara de Vereadores de Itapeva.

 
 

Mais informações
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Fone: 3522.3875

15ª Cavalgada acontece este final de semana

Acontece nos dias 18, 19 e 20 de novembro a 15ª Cavalgada do Ecotropeirismo em Itapeva. O tradicional evento, realizado pelos itapevenses Seco e Macarroni, conta com o apoio da Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Grupo Itanews, da Sabesp e do CTT.

A festa começa no dia 18 com a recepção dos cavaleiros no Rancho dos Cavaleiros e Muladeiros, a partir das 20h. No dia seguinte, às 9h é realizada a saída do rancho com destino a Fazenda Três Corações e parada para almoço. Haverá ainda grande baile com a Banda 3 Canto. Domingo, às 8h, os cavaleiros se preparam para o retorno e o encerramento da Cavalgada no Rancho.

Mais informações pelos telefones (15) 9726-5929 ou (15) 9775-1813.
Tamara Freitas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

5º Festival de Pop de Cinema é sucesso em Itapeva


Aconteceu em Itapeva, nos dias 18 e 19 de novembro, a mostra competitiva da 5ª edição do Festival Pop de Cinema de Itapeva. Os melhores curtas brasileiros do ano, filmes divertidos e inspiradores, foram apresentados na cidade e o filme campeão de 2011 foi “Eu não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro.
O curta retrata a vida de Leonardo, um adolescente cego, que muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com o ciúme de outra amiga e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel. O filme emocionou os presentes por sua delicadeza.
Na apresentação, estiveram os atores globais Ricardo Tozzi e André Bankoff (o Tiago, da novela Morde e Assopra). Neste ano, além da mostra competitiva e das oficinas de vídeo e interpretação, o Festival trouxe para a cidade o Cine Recreio, onde as crianças das escolas públicas de Itapeva se juntaram para assistir a curtas infantis, e a Mostra Regional, com filmes exibidos na região. O Festival de Cinema conta com apoio da Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Os filmes que concorreram este ano foram “Eu não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro; “A mula teimosa e o controle remoto”, de Helio Vilella Nunes; “O plantador de quiabos”, de Jair Molina; “Pula, Molina, Pula”, de Rodrigo Diaz Diaz; “Café Turco’ de Thiago Luciano e “Bicho’, de Victor Brandt. “Preparamos a melhor grade possível para este ano’, diz o ator itapevense Rafael Primot, que organiza o evento, ao lado de Daniel Gaggini e Christiano Chaddad. “O Festival começou de maneira artesanal, com o sonho de crescer e juntar cada vez mais artistas. Percorremos um longo caminho, tentando acertar”, conta Rafael.
Quem também compareceu ao festival foi o ator Guilherme Gorski, que apresentou seu novo curta, Quando a noite acaba em silêncio. Para o itapevense é uma grande emoção estrear seu filme na cidade natal. “Tenho muito carinho por esse curta, foi filmado entre amigos e apresentá-lo em Itapeva o torna ainda mais especial. Ele fala de distância e despedida, onde o silêncio é protagonista”, diz Guilherme.
Durante o Festival, os ator Gustavo Pompiani e Wanessa Morgado apresentaram shows de stand up e arrancaram risos do público. O som ficou por conta da banda itapevense Pink Big Balls. O secretário municipal de Cultura e Turismo Davidson Panis Kaseker prestigiou o evento, junto com o presidente da Câmara Municipal de Itapeva Paulo de La Rua e o secretário municipal de Ação e Defesa Social Luciano de Oliveira.
Juliana Oliveira e Tamara Freitas