terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Oficina de Luteria é inaugurada em Itapeva

A Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e com apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento e em parceria do Projeto Guri, inaugurou no dia 29 de novembro a Oficina de Luteria.
Essa oficina como objetivo formar artesãos capacitados para a confecção de instrumentos de corda. O luthier restaura, transforma, reforma e adapta instrumentos musicais de sopro, cordas, percussão e teclado. Além disso, monta e desmonta instrumentos, realiza as intervenções necessárias, confecciona peças de reposição, alinha e ajusta os instrumentos. Esse profissional ainda orienta clientes na conservação dos instrumentos musicais e elabora laudos técnicos e orçamentos. Pode operar máquinas motrizes e construir ferramentas.

Em Itapeva, o curso será focado na fabricação artesanal de violas caipiras, instrumento tradicional da música do interior paulista. O secretário municipal da Cultura e Turismo, Davidson Panis Kaseker fez questão de lembrar que essa é a segunda oficina em todo o estado de São Paulo, a primeira fica em Tatuí. “Esse é um momento histórico para Itapeva. A musicalidade no nosso município está crescendo. Temos aqui um pólo do Projeto Guri, com mais de 200 alunos e que tem uma presença forte no Estado”, conta Davi. “A música ajuda na inserção social e cultura da criança e do adolescente e ajuda a transformar a vida dos mesmos. Colheremos os frutos daqui a alguns anos”, diz o secretário.

Para a representante do Projeto Guri em Itapeva, Marina Santos Pedecino, o projeto tem como missão promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música. “Temos em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação”, diz.

Durante a inauguração da Oficina de Luteria, localizada na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, os alunos da Oficina Municipal de Música e do Projeto Guri fizeram apresentações musicais, podendo mostrar aos presentes todo seu aprendizado. Para o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, ver esses jovens é uma satisfação, pois se nota o progresso na música em Itapeva. “Temos uma grande massa, que daqui a alguns anos podem ser profissionais. Nesta fase tão importante do crescimento eles escolheram a música”, conta. “A sensibilidade se torna mais aguçada com a música e essa oficina vem a somar o aprendizado desses jovens, que passarão a ter ainda mais qualidade”, finaliza o prefeito.

Nesse primeiro momento, os alunos da Oficina de Luteria irão aprende sobre a definição e abordagem do tema, definição sobre o violão, as noções gerais de medidas usadas em luteria, desmontagem, reparos e montagem do instrumento, técnicas de polimentos, entre outros procedimentos.

Mais informações sobre a Oficina podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone (15) 3522-3875 ou na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, através do telefone (15) 3522-1686.


Nenhum comentário:

Postar um comentário